Dicas para fortalecer a oração pessoal
Como está sua relação íntima com Deus? Tem conseguido dedicar tempo de qualidade no seu dia a dia para uma oração pessoal?
Você já deve ter ouvido alguma vez que, assim como nutrimos o corpo, precisamos nutrir o espírito. É por meio da oração que o fortalecemos e nos conectamos a Deus.
A oração pessoal não deve ser feita de forma automática, precisa ter significado, ser verdadeira e sincera, nascer do coração.
“A oração é um impulso do coração, é um simples olhar lançado para o céu, é um grito de gratidão e amor, tanto no meio da tribulação como no meio da alegria” (CIC, 2558).
O que te motiva no seu dia a dia? O que te aflige? Divida com Deus. Quem nos conhece melhor senão o Pai? Entrega o teu dia nesta oração, as tuas conquistas ou fracassos, tristezas ou alegrias, ganhos ou perdas, enfim, tudo que você é e tem!
Santa Teresa de Calcutá definiu assim: “para mim, orar é estar ao longo de 24 horas unida à vontade de Jesus, viver para Ele, por Ele e com Ele”.
Orar com essa predisposição e seguir algumas dicas que preparamos vai te ajudar a fazer esse encontro diário com Deus. Confira!
#Preparação para orar
Você se prepara para ir ao trabalho, para uma reunião importante ou um evento, então, da mesma forma, precisa estar pronto para fazer sua oração. Separe um tempo no seu dia para conversar com Deus. Programe alarmes, anote para não esquecer, mas coloque a oração em seu planejamento diário. A oração é uma prática que exige dedicação para se tornar um hábito.
#Evite distrações
São inúmeras as fontes de distração no nosso dia a dia: telefone, computador, TV etc. Encontre um jeito de evitar tudo que for tirar a sua concentração e foco no momento da oração. Pode ser no carro, no horário do almoço, num cantinho silencioso do escritório ou no seu quarto à noite. Busque um lugar que proporcione a intimidade que o momento exige.
Santo Antônio de Pádua dizia: “a oração precisa de uma atmosfera de silêncio que não coincide com o desapego do rumor externo, mas é experiência interior, que tem por finalidade remover as distrações causadas pelas preocupações da alma, criando o silêncio na própria alma”.
#Atenção para não perder o foco
Muitas vezes, tentamos orar antes de dormir. Certamente, você já pegou no sono antes de terminar a oração. Então, para se manter focado escolha outra postura: ajoelhe ou fique de pé. Se possível, ore em voz alta. Isso também vai evitar que você se distraia com os pensamentos alheios à oração.
#Leia a Bíblia
A Bíblia nos oferece lindas orações por meio dos Salmos, por exemplo. Experimente incluí-los nesse momento de encontro com Deus. São verdadeiras preces e hinos de louvor.
Ou ainda, leia uma parte qualquer; depois, faça silêncio e deixe ressoar dentro de você. Quando não entender alguma coisa, procure por pessoas que o ajudem a compreender as palavras de Deus.
#Tempo da oração
O importante para Deus não é a quantidade, mas o amor que empregamos na oração. Seja 10 minutos ou meia hora, o Senhor o aceita. Mas, precisa ser um tempo de qualidade. Escolha o horário do dia para orar (manhã, tarde, noite ou madrugada) de acordo com o que melhor se adequar à sua rotina.
#Inclua a família nas orações
Chame seu cônjuge, filhos ou outros parentes que morem com você para orarem juntos. Essa é uma forma de unir as pessoas com quem convivemos e fortalecer a relação em família. Podemos também colocar outros familiares em intenção nessas orações.
Jesus respeitava os tempos destinados à oração em comunidade e, também, os períodos destinados à oração pessoal. Vamos imitar Jesus! Programe-se e planeje seus tempos de oração. O Catecismo ensina: “Para orar, é preciso querer” (CIC, 2650).
Por fim, o Papa Francisco nos orienta: “Conservemos viva a nossa fé por meio da oração e dos sacramentos; estejamos vigilantes para não nos esquecermos de Deus”.