Aprenda a vivenciar a Hora da Misericórdia
A história da Igreja Católica está repleta de figuras memoráveis que viveram intensamente os mistérios da vida de Jesus Cristo. Dentre tantos exemplos, Santa Faustina Kowalska foi uma das que teve, como dificilmente se encontra nos escritos cristãos, revelações proferidas pelo próprio Filho de Deus.
Em 1937, Jesus deixou claro para Santa Faustina que o ato de meditar Sua paixão é fonte inesgotável de bênçãos para o indivíduo: “Concedo as graças mais abundantes às almas que meditam piedosamente sobre a Minha paixão” (D 737).
Acompanhe o texto e saiba quais foram as promessas que Ele fez para todo fiel que rezar com devoção na Hora da Misericórdia. Boa leitura!
A revelação

Certo dia, em uma de suas manifestações, Jesus pediu à Irmã Faustina que propagasse ao mundo a veneração à Sua paixão e morte, às três horas da tarde, mesmo horário em que morrera na cruz para nos salvar. Ele disse assim:
“Às três horas da tarde, implora à Minha Misericórdia, especialmente pelos pecadores e, ao menos por um breve tempo, reflete sobre a Minha Paixão, especialmente sobre o abandono em que Me encontrei no momento da agonia. Esta é a hora de grande Misericórdia para o mundo inteiro. Permitirei que penetres na Minha tristeza mortal. Nessa hora, nada negarei à alma que Me pedir em nome da Minha paixão”.
O relato de Irmã Faustina sobre a revelação foi o seguinte:
“Vi uma grande luz e, nela, Deus Pai. Entre esta luz e a Terra, vi Jesus pregado na cruz de tal maneira que Deus, querendo olhar para a Terra, tinha que olhar através das chagas de Jesus. E compreendi que somente por causa de Jesus, Deus está abençoando a Terra”.
Deste modo, a hora da entrega de Jesus por nós na cruz foi se tornando um símbolo na espiritualidade da santa polonesa. Ao longo de quatro anos (1935-1938), Ele próprio foi a instruindo acerca desta hora sagrada:
“Lembro-te, Minha filha, que todas as vezes que ouvires o bater do relógio, às três horas da tarde, deves mergulhar toda na Minha misericórdia, adorando-a e glorificando-a. Invoca a sua onipotência em favor do mundo inteiro e especialmente dos pobres pecadores, porque nesse momento ela está largamente aberta para cada alma. Nessa hora, conseguirás tudo para ti e para os outros. Naquela hora, o mundo inteiro recebeu uma grande graça: a Misericórdia venceu a Justiça. Procura rezar nessa hora a Via-Sacra, na medida em que te permitirem os teus deveres, e se não puderes rezar Via-Sacra, entra ao menos por um momento na capela, e adora a meu Coração, que está cheio de Misericórdia no Santíssimo Sacramento. Se não puderes ir à capela, recolhe-te em oração onde estiveres, ainda que seja por um breve momento”.
Vivendo a Hora da Misericórdia

De todas as revelações a Santa Faustina, ficam os ensinamentos para viver, às três horas da tarde, a Hora da Misericórdia. É claro que a honra à Divina Misericórdia não deve se limitar a um único horário, mas em todo momento e lugar.
Aprendamos o modo ideal de rezar:
- Inicia-se a oração clamando a misericórdia divina pelos pecadores do mundo inteiro (naturalmente, nos incluímos aqui);
- Recordemos na fé o Seu sofrimento por nós (físico, psicológico e espiritual);
- Mais do que pedir pela misericórdia, glorifiquemos este atributo divino;
- Esse momento pode ser realizado em qualquer local onde estivermos (quem puder, procure rezar numa igreja ou oratório);
- Recomenda-se explicitamente a Via-Sacra, porém, pode ser utilizada qualquer oração, inclusive o terço da Divina Misericórdia.
Onde quer que esteja, programe o seu relógio para disparar às 15h e una-se a nós neste momento de adoração à Divina Misericórdia. No Santuário, a Hora da Misericórdia acontece todos os dias. O horário você já sabe, não é? Venha participar ou ore conosco de onde estiver!