Redes sociais: canal para a evangelização dos jovens
Nos últimos tempos, o mundo foi se transformando do analógico para o digital. Os meios de comunicação acompanharam essas mudanças, e assim, surgiram novas formas de falar e de ser ouvido, um exemplo disso, são as redes sociais.
A Igreja, cada vez mais, percebe a necessidade de se adaptar, para continuar levando a todos a Palavra de Deus, uma vez que as novas gerações, que nasceram dentro desta realidade digital, necessitam de especial atenção para serem evangelizadas. Nativos do mundo digital, os jovens anseiam por conteúdos que estejam disponíveis nos canais de seu uso habitual, não consumindo, muitas vezes, aquilo que for veiculado fora deles.
Dessa forma, temos hoje uma Igreja que se renova em sua comunicação. O Papa Francisco, por exemplo, já se mostra atuante nas redes sociais, com o perfil @Pontifex_pt no Twitter, e @Franciscus no instagram. Do mesmo modo, nossas comunidades devem buscar este caminho de renovação, para continuarem sempre próximas dos jovens, falando e evangelizando os que são o futuro da Igreja.
# Convergência

A convergência de mídias é uma realidade constante na era do mundo digital. A cada ano, vemos novas ferramentas que surgem e vão tomando o lugar de outras, nos obrigando a uma “migração” de plataformas. Assim, é necessário manter-se atento ao que está na preferência dos jovens e fazer parte, na medida do possível, dessas mesmas redes.
Hoje, é fácil fazer uma transmissão de vídeo, até mesmo ao vivo. Por que não aproveitar essas facilidades para propagar nas redes sociais uma pregação bonita de um encontro ou retiro? Que tal entrevistar jovens dando seu testemunho de fé, e compartilhar nas redes esses exemplos para inspirar outros jovens?
# Atualização

Atualização é outro fator importante.Ajuventude, sempre conectada, quer saber tudo o que se passa, exatamente quando acontece. Divulgar previamente a programação da comunidade, os eventos voltados aos jovens e, depois, mostrar para todos o que aconteceu através das redes, são formas de manter a comunidade jovem integrada e promover sua participação.
Também, procurar saber quais são os temas de interesse dos jovens de hoje, para promover discussões sadias pelas redes sociais. Por meio de temas relevantes, levar até eles a Palavra de Deus, que é fonte de respostas para suas dúvidas e anseios, é uma forma concreta de evangelização através das mídias digitais.
Leia também:
Como evangelizar nas redes sociais?
Dicas para fortalecer a sua oração pessoal
# Linguagem

Para se alcançar uma comunicação realmente eficaz com a juventude, é preciso dar atenção especial à linguagem a ser utilizada, principalmente nas redes sociais. A fala da Igreja, sempre muito complexa e formal, nesses momentos, precisa dar lugar a algo mais coloquial e simples, facilitando a compreensão do público pretendido.
Os formatos também são exemplos de ferramentas a serem pensadas, no objetivo de atingir o público jovem. Utilizar músicas – ao invés de textos, vídeos ou imagens – no lugar de sermões, podem ser caminhos mais assertivos para chegar ao coração da juventude cristã.
# Proximidade

Na prática de todos esses pontos citados, é possível alcançar o objetivo de aproximar a Igreja Católica da juventude cristã. Não esquecendo que os jovens são o futuro da Igreja, devemos fortalecê-los na fé, visando novas e santas vocações.
Tendo as redes sociais como novos e acessíveis canais de comunicação para levar a Palavra de Deus e propagar a Boa Nova de Cristo, a Igreja segue em sua missão evangelizadora, especialmente para com a juventude. E, nós, do Santuário da Divina Misericórdia, seguimos também!