Quaresma: para refletir e viver
A Quaresma, para os cristãos, é tempo de conversão. São 40 dias que antecedem a Páscoa, os quais nos preparamos para celebrar a Ressurreição de Cristo. Nesse período de profunda espiritualidade, a Igreja recomenda jejum, exame de consciência e confissão, práticas para deixar o coração apto a receber o Senhor ressuscitado.
Este tempo de reflexão é, também, uma oportunidade para vivenciar com mais atenção a nossa fé, relembrando o sacrifício Pascal de Jesus, que entregou sua vida na cruz para a salvação da humanidade. Sendo assim, algumas ações podem e devem ser praticadas para bem viver a Quaresma. Veja quais são elas!
# Oração

O primeiro passo a ser observado é a oração. O silêncio e a espiritualidade da Quaresma, nos convidam a uma aproximação com Deus, pedindo perdão pelas nossas faltas e elevando a Ele as nossas preces. A oração e a meditação nos ajudam a refletir, preparando nosso espírito para a Páscoa do Senhor.
# Participação

A Igreja celebra esse tempo com programações muito especiais. Confissões, Via-Sacra, Procissões, Missas e outras solenidades marcam essa época, com momentos que relembram o sacrifício do Senhor. Assim, a participação da comunidade é de extrema importância. A Quaresma inicia na Quarta-feira de Cinzas, marcando em cada um, o sinal da nossa fé.
# Jejum

Durante a Quaresma, muitos fiéis mantêm o costume de absterem-se de carne, seja em todo o período, às sextas-feiras ou, ao menos, na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira Santa. Porém, o jejum, que é um sacrifício realizado especialmente neste período, pode ser de outra natureza. Deixar de ter, fazer ou comer algo que se gosta, já caracteriza um sacrifício cumprido.
“Agora, diz o Senhor, voltai para mim com todo o vosso coração, com jejuns, lágrimas e gemidos; rasgai o coração e não as vestes; e voltai para o Senhor, vosso Deus; Ele é benigno e compassivo, paciente e cheio de misericórdia, inclinado a perdoar o castigo” (Cf. Joel 12, 12-13).
Aproveite o tempo da Quaresma para rever sua vida e sua vivência na fé. Que seja um período de reflexão, oração e profunda espiritualidade.
Confira aqui os horários do Santuário da Divina Misericórdia e participe você, também, de nossas celebrações quaresmais!
14 de março de 2020 @ 22:21
Obrigada!muito linda e benéfica