Saiba tudo sobre a Campanha da Fraternidade 2020
Fraternidade é a essência do Evangelho. Ela inspira o sonho de um mundo em que tudo seja cuidado com respeito e amor. Hoje, nos deparamos com uma realidade em que muitos estão carentes de expectativas. Mas, a vida necessita de cuidados e, cada um de nós, é convidado a ser fraterno através de ações concretas. Primeiro, é necessário abrir os olhos e ver as diversas chagas que afligem a vida, a banalização do mal e a perda do verdadeiro sentido do viver.
# Tema

Para o ano de 2020, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) convida, através Campanha da Fraternidade, a um olhar mais atento e detalhado para a vida. Assim, apresenta o tema “Fraternidade e vida: Dom e Compromisso” e o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10, 33-34).
Neste contexto, o Papa Francisco nos alerta a transpor a realidade da indiferença. Esse ato de compaixão é a própria linguagem divina que clama por justiça e solidariedade. Temos o compromisso, como cristãos, de assumirmos a promoção e a defesa da vida, lembrando que ela é um presente de Deus e deve ser cuidada. A nossa missão é a missão de Jesus: fazer com que todos tenham vida, e a tenham em plenitude.
#Texto-Base

Lançado pela editora da CNBB, o texto-base indica um olhar que se eleve para Deus, no mais profundo espírito quaresmal, voltando-se também para os irmãos e irmãs, e identificando a criação como presente amoroso do Pai.
No texto, a CNBB afirma que a Campanha da Fraternidade será uma motivação para olhar as diversas realidades, questionando a respeito do sentido que, na prática, se atribui à vida, nas suas diversas dimensões: pessoal, comunitária, social e ecológica.
“Não se pode viver a vida passando ao largo das dores dos irmãos e irmãs”, diz um trecho do texto-base. Ver, sentir compaixão e cuidar são os verbos de ação que irão conduzir este tempo quaresmal.
Para isso, convida que cada pessoa, cada grupo pastoral, movimento, associação e o Brasil inteiro, motivados pela Campanha da Fraternidade, possam ver fortalecida a revolução do cuidado, do zelo, da preocupação mútua e, portanto, da fraternidade.
#Santa Dulce dos Pobres

Santa Dulce viveu uma espiritualidade samaritana, vendo no outro o rosto de Jesus. Defendeu a premissa de que não basta ver, não basta sentir a necessidade e o sofrimento do irmão – é preciso, sim, acolher e agir.
Exemplo de cuidado e compromisso cristão com aqueles que mais necessitam, esteve sempre convicta de que, no amor e na fé, encontramos as forças necessárias para a nossa missão. Por isso, ela é um ícone desta Campanha da Fraternidade, já que viveu na prática os pilares: ‘Viu, Sentiu e Cuidou’.
E então, gostou de saber mais sobre a Campanha da Fraternidade 2020? Aproveite para refletir e vivenciar também, essa perspectiva do maior cuidado com a vida durante toda a Quaresma!
Leia também:
Quaresma: para refletir e viver
Práticas quaresmais para os 40 dias