Dicas para viver bem a Semana Santa
A Semana Santa é, tradicionalmente, a mais importante de todo o ano litúrgico. Nela, lembramos os últimos passos de Cristo em sua missão, recordamos Sua morte, em sacrifício pela salvação da humanidade, e celebramos Sua ressurreição e vitória sobre a morte e o pecado.
Mas, você sabe o que é celebrado em cada dia especial dessa semana? Confira a seguir!
Domingo de Ramos

O Domingo de Ramos conecta a Quaresma à Semana Santa. Nele, recordamos a entrada gloriosa de Jesus em Jerusalém, sendo aclamado pelo povo ao som de hosanas, com ramos nas mãos. Na mesma celebração, a liturgia apresenta o Evangelho da Paixão de Cristo, que é condenado pelo povo que, antes, o havia recebido.
Quinta-feira Santa

Neste dia, são celebradas as instituições da Eucaristia e do Sacerdócio, recordando a última ceia de Jesus com seus discípulos. Também, é o início do tríduo pascal, que contempla a missa da quinta-feira, a celebração da Sexta-feira Santa e, finaliza no Sábado Santo.
Sexta-feira Santa

Esse é o único dia do ano, na Igreja do mundo inteiro, em que não se celebra missa. A partilha da comunhão se dá com as hóstias consagradas no dia anterior e, ao final da celebração, o padre não dá a bênção final, pois o tríduo terá sequência no dia seguinte.
Sábado Santo

A missa mais longa da liturgia da Igreja acontece no Sábado Santo. Celebramos a vigília pascal e a conclusão do tríduo. Acontece a bênção do fogo e do círio pascal, que é aceso, pela primeira vez no ano, pelo fogo santo. Também acontece a liturgia batismal, com a bênção da água e a renovação das promessas do batismo. Ao final da missa, o padre finaliza o tríduo com a bênção final.
Domingo de Páscoa

O domingo de Páscoa é a solenidade mais importante da Igreja. Neste dia, celebramos a ressurreição de Jesus, a vitória definitiva de Cristo sobre a morte e a redenção dos pecados para a salvação de toda a humanidade. A alegria da ressurreição toma o lugar da sobriedade da Quaresma, a cor branca substitui a roxa na liturgia e entoam-se cantos de glória e aleluia.
Sabendo-se de todas as celebrações e momentos tão importantes que vivenciamos nesse período, precisamos praticar verdadeiramente a nossa fé. Por isso, veja as dicas que preparamos para vivermos bem a Semana Santa:
#Preparação

Durante a Quaresma, vivemos 40 dias de preparação para a Páscoa. Mas, às vezes, não aproveitamos realmente esse período para recebermos, em nosso coração, o Cristo Ressuscitado. Se você sente que ainda necessita de mais espiritualidade, capriche em um exame de consciência e faça uma boa confissão. Receber a absolvição dos pecados é, certamente, o melhor jeito de entrar na Semana Santa com o coração livre e aberto para a Páscoa que se aproxima.
#Participação

Como visto anteriormente, durante a Semana Santa, a Igreja vivencia os diversos momentos que marcam a Páscoa do Senhor. Por isso, são diversas celebrações que relembram cada um deles. Participar em comunidade é a melhor forma de recordar os passos de Cristo, que se sacrificou pela nossa salvação. Comparecer às procissões, vias-sacras, missas especiais, tríduo pascal, são indispensáveis para viver a Páscoa em plenitude. Neste momento da pandemia COVID-19 que estamos vivendo, essa prática da participação terá que ser adaptada, pois o distanciamento social, é importante para que o avanço do Coronavírus diminua.
#União

Toda essa programação, só fará sentido se for vivida em família. Neste momento, terá que ser vivida em casa, no aconchego do lar. Devemos permanecer firmes na fé, conscientes de que o real sentido da Páscoa é o sacrifício de Cristo por cada um de nós. Transmitir esses ensinamentos para os filhos e celebrar a Páscoa em família, em casa, praticando a espiritualidade, é um grande ensinamento, formação e consolidação da fé para as próximas gerações.
Acompanhe pela internet as missas e celebrações especiais no Santuário da Divina Misericórdia, clique aqui.