Maria: modelo de fé na Divina Misericórdia
Maria por meio de sua fé experimentou de modo único a divina misericórdia de Deus. Toda a sua história está envolta na confiança, compaixão e amor do Pai.
Maria era filha de Joaquim e Ana, dois judeus que não puderam ter filhos na idade fértil. Ela teria sido concebida na velhice deles. Seu nascimento em condições extraordinárias é uma ação misericordiosa de Deus. E por toda a sua vida Maria exaltou a divina misericórdia do Pai.
Como Ela mesma afirma no Magnificat, Deus olhou para a pequenez, para a humildade de Sua serva. Ele a escolheu para ser a Mãe de Deus. A preservou do pecado, para que Ela fosse digna de ter Jesus em seu ventre.
A compaixão de Deus a envolveu de modo particular. A partir do “eis aqui a serva do Senhor” e o “faça-se em mim segundo a Tua Palavra”, a divina misericórdia se fez carne e transformou a história da humanidade!

Maria foi discípula fiel, desde a encarnação do Filho até o grande momento da Sua paixão, morte, ressurreição, glorificação e Pentecostes.
O Papa João Paulo II destacou, na Encíclica “Dives in misericórdia”, de 30 de novembro de 1980, que Maria Santíssima é a “pessoa que conhece mais a fundo o mistério da divina misericórdia” (n. 9).
A Mãe de Jesus e nossa merece, portanto, ser honrada como Mãe da Misericórdia e Mãe de misericórdia! Ó Maria, Mãe que experimentastes e gerastes a Misericórdia, Mãe que proclamais e exerceis a misericórdia, fazei de nós autênticos apóstolos deste mesmo mistério de amor em nossos tempos. Amém.
Maria exalta a misericórdia de Deus
No “Magnificat” por duas vezes, Maria louva ao Pai Misericordioso:
“…a sua misericórdia se estende de geração em geração sobre aqueles que o temem…” e
“…socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia” (Lc1 50-54).
Leia também:
Maria pratica a divina misericórdia
Maria é a ponte que leva até Jesus. D’Ele, Ela recebe todo amor misericordioso. A bondade, compaixão e piedade sempre foram virtudes que fizeram parte da missão de Maria.
Caná foi uma concreta evidência de Sua misericórdia. Ela se compadeceu da situação dos noivos que estavam sem vinho e pediu a Jesus para realizar o primeiro milagre.
Elevada aos Céus em corpo e alma, Maria continua a apresentar as necessidades dos fiéis ao seu Filho.
Maria visitou inúmeras vezes os seus filhos neste mundo, entre as aparições estão Guadalupe, Lourdes, Fátima. Com o seu coração compassivo de Mãe, em nome de Seu Filho exortou à confiança na Sua misericórdia em todas as Suas manifestações na terra.
Maria é modelo de fé na divina misericórdia. No maior momento de dor de Sua vida, em que viu Jesus ser injustamente crucificado, Ela se manteve de pé e foi capaz de perdoar quem fez mal ao Seu Filho. Tudo isso porque o coração de Maria é pleno de amor e compaixão.
Assim, com Seu exemplo ela estimula os cristãos a percorrerem o caminho do Reino, em busca da misericórdia e do amor de Deus.
Roguemos à Mãe da Misericórdia
Maria recebeu em sua concepção a bênção do Senhor e a misericórdia de Deus. É portanto a primeira Filha da misericórdia de Deus. E uma vez que é Filha, é Mãe do Deus de misericórdia. Por isso é chamada: Mater misericordiæ, Mãe da Misericórdia.
Oficialmente a Igreja Católica aprovou em 15 de agosto de 1986 o formulário da Missa Votiva “Santa Maria, Rainha e Mãe de Misericórdia”, importante marco para a história de sua veneração.
Dirijamos a ela a oração da Salve Rainha, para que nunca se canse de volver a nós Seus olhos misericordiosos e nos faça dignos de contemplar o rosto da misericórdia, Seu Filho Jesus.
Salve Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A vós bradamos os degradados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia pois advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei. E depois deste desterro, mostrai-nos Jesus, bendito fruto de vosso ventre. Ó clemente! Ó piedosa! Ó doce sempre Virgem Maria!
Oração
Mãe da Divina Misericórdia, a vós me dirijo como a minha Mãe, em todas as dores que sofro e em todas as necessidades da minha vida. Por isso, em todo momento, de noite ou de dia, valei-me com o vosso socorro. Concedei-me a graça que por vossa intercessão ardentemente desejo (pedir a graça). E quando soar a hora da morte, valei-me, Mãe querida!
Oração a Mãe da Misericórdia
Roga por nós, santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo! Roga por todas as famílias, santa Mãe de Jesus Cristo, para que comecem em sua casa a verdadeira fraternidade cristã! Roga pelos filhos e pelos pais, santa Mãe da Igreja, para que imitem os teus exemplos em Nazaré! Roga pelas mães abandonadas, pelas mães sofridas, roga pelos filhos sem família, pelos órfãos sem amor! Roga pelos pais meeiros, explorados, doentes, desempregados, roga pelos sem teto, sem pão, sem instrução, sem defesa! Roga pelas crianças que não podem nascer, roga pelos pais que não podem criar seus filhos com decência! São tantas as ameaças contra a família… Mostra que és nossa Mãe: Pede a Jesus por todos nós! Ó, clemente, ó, piedosa, ó, doce Virgem Maria! Amém!
Fonte: misericordia.org.br