Semana da Família: como viver e celebrar?
Todos os anos, sempre no mês de agosto, a Igreja Católica celebra, no Brasil, uma semana dedicada inteiramente em intenções e oração pelas famílias. O objetivo principal é reunir os familiares, fazendo com que eles compreendam seus respectivos papéis dentro de casa e, também, para a sociedade.
Em 2020, a Semana da Família acontecerá entre os dias 9 e 15 de agosto, com o tema “Eu e minha casa serviremos ao Senhor” (Josué 24,15), uma conscientização acerca do aprofundamento da fé em família a serviço da comunidade.
Como viver e celebrar na sua casa com a sua família? Continue a leitura e saiba, a seguir!
Busquem viver este tempo em família
Uma das maiores reclamações deste século é que o tempo passa rápido demais, com nossas rotinas cada dia mais atribuladas e repletas de responsabilidades, impossibilitando-nos de viver momentos ao lado das pessoas que mais amamos.
Assim, para quem se identifica com essa realidade, a Semana da Família é uma excelente oportunidade de começar a fazer diferente, buscando formas de se conectar com seus entes queridos, preparando momentos de qualidade e de união em Cristo. Dedique-se, a partir deste tempo especial, a uma vida mais próxima com a sua família.
Rezem juntos a oração do terço

Rezar o terço é um hábito que, com o tempo, foi se perdendo dentro das tradições de família, mas que segue com um poder imensurável em relação ao fortalecimento da fé e da união no seio familiar. É como dizem: “família que reza unida, permanece unida”.
Ao praticar a oração do terço em família, além de crescermos na fé em conjunto, consolidamos o nosso relacionamento de amor e devoção com a Mãe de Deus, a intercessora da misericórdia divina e de toda graça que o Senhor Jesus Cristo reservou para a nossa vida.
Sejam a própria “igreja doméstica”

“Igreja doméstica” é o termo usado para definir a adoração a Deus no lar e na família. Agora, na situação de pandemia e isolamento social a qual o mundo se encontra, a Igreja se lembra e a usa novamente como forma de ressaltar que, não importa o ambiente, mas sim, a nossa conexão com Deus.
Jesus Cristo mora dentro do lar de cada família. Por isso, saibamos viver em harmonia e paz neste lugar sagrado, abençoado e protegido por Ele. Na alegria do Evangelho, devemos viver plenamente a vontade do Senhor em nossas vidas, em nossas famílias, em nossas casas.
Que sejamos imagem e semelhança da Sagrada Família de Nazaré e que, assim, possamos ser colo um do outro, sempre que necessário!