Dia das Crianças: divirta, brinque e evangelize os pequenos
Outubro é um mês muito aguardado, em especial pelas crianças. Neste mês, comemoramos várias datas festivas, como o dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, mas o Dia das Crianças, pelos pequenos, ganha um destaque todo especial.
A infância é a fase em que os primeiros sonhos nascem e, por isso, os incentivos são fundamentais. Motivar os pequenos que estão próximos de você pode fazer a diferença para a vida inteira deles.
Com a correria da vida cotidiana, muitas famílias não conseguem ter um tempo saudável com seus filhos, mas, é preciso ter presença física, destinar tempo, passar valores na forma como se lida com pequenas situações do dia a dia. São essas pequenas atitudes que formam o caráter da criança. Se ela não tem um exemplo dentro de casa, ela passará a buscar essas referências na rua. E, isso é muito perigoso. Os pais perdem a moral, o respeito e a escuta de seus filhos por conta da ausência.
Neste Dia das Crianças, queremos sugerir para você algumas dicas de como divertir, brincar e evangelizar seus pequenos. Aproveite esse tempo, afinal, as crianças crescem muito rápido. Não perca essa oportunidade de viver momentos incríveis e de muito crescimento com eles!
Cozinhe com seu filho
Panelas, ovos e tigelas são um verdadeiro laboratório maluco no imaginário das crianças. Que tal fazer um bolo, se arriscar em uma receita de cookies ou panquecas? Não faltam ideias na internet para envolver os pequenos nas atividades da cozinha. Dê o máximo de autonomia, procurando supervisionar mais do que fazer tudo sozinho(a) e, não se estresse com a bagunça. No futuro, será uma lembrança inesquecível para o seu filho!
Jogue bola
Junte alguns amiguinhos, um quintal ou a quadra de um parque e se jogue com eles em partidas de queimada, alerta, voleibol, futebol. Lembre-se que você também já foi criança um dia. Por que não reviver? A diversão será certa!
Reze com seus filhos
É missão dos pais ensinar seus filhos a rezarem. A criança é simples e muito sensível ao Sagrado, daí a importância de cultivar nelas a vida de oração. Claro que elas irão rezar do jeito delas, mas, com toda certeza, a oração será feita com muita confiança. Aproveite o Dia das Crianças e o Dia de Nossa Senhora Aparecida e convide-os para participarem de uma celebração religiosa. Tenha sempre em mente que as crianças são muito atentas a tudo, portanto, mais do que ensiná-las a rezar, seja o exemplo de cristão na vida delas.
Presenteie seus filhos com artigos religiosos
Uma maneira de educar a criança na fé é presenteá-la com artigos religiosos. Hoje em dia, os artigos religiosos podem ser encontrados nas mais variadas formas e opções. Pode ser um terço infantil, uma Bíblia ou acessórios, tais como um um escapulário ou um pingente que expresse a fé e o amor pelo Sagrado. Desde pequena, com a ajuda dos pais e responsáveis, a criança pode (e deve) ser incentivada a viver a sua fé. Mas, lembre-se: mais importante do que dar um presente, é ser presente na vida dela!
Finalizamos essa reflexão com o que o Papa Francisco nos diz: “As crianças são um sinal. Sinal de esperança, sinal de vida, mas também sinal de ‘diagnóstico’ para compreender o estado de saúde de uma família, de uma sociedade, do mundo inteiro. Quando as crianças são acolhidas, amadas, protegidas, tuteladas, a família é sadia, a sociedade melhora, o mundo é mais humano”.
Façamos da nossa sociedade um lugar melhor para se viver e, do nosso mundo, um mundo mais humano e fraterno. Cuidemos de nossas crianças, sejamos sinal de um Deus que é rico em amor e misericórdia na vida de cada uma delas.
Para mais dicas e melhor vivência desse tempo especial, preparamos um kit…